21 de novembro de 2012

Maré Alta de 21 de Novembro de 2012



Câmara dois anos atrás do Bloco

Durante as últimas semanas, a Câmara Municipal divulgou de forma intensiva a criação do apoio às rendas para famílias carenciadas, integrado no programa municipal “Casa Feliz”. Naturalmente que esta é uma medida positiva para muitas famílias que sofrem de uma forma mais dura os efeitos desta crise que atravessamos.
No entanto, a Câmara Municipal esqueceu-se apenas de referir que esta medida peca por tardia e que resulta de uma recomendação aprovada pela Assembleia Municipal em Dezembro de 2010 sob proposta do Bloco de Esquerda e que a seguir transcrevo na íntegra:

RECOMENDAÇÂO
Apoio social ao arrendamento
Considerando a grave situação da economia nacional  e local, em que o concelho de Famalicão tem sido fortemente afectado pelo desemprego, e consequente agravamento das condições de vida das famílias, prevendo-se que esta situação evolua ao longo de 2011 para um maior número de munícipes afectados, entendemos que a Câmara Municipal deve promover desde já medidas de apoio efectivas para combater situações de maior carência e injustiça social.
Neste contexto, torna-se imperioso acautelar um maior pendor social no auxílio às famílias mais necessitadas do Município de Famalicão. 
Assim a Assembleia Municipal de V.N. Famalicão reunida em sessão ordinária no dia 20 Dezembro de 2010, recomenda à Câmara Municipal de V. N. Famalicão.
Que promova o apoio social ao arrendamento destinado a apoiar famílias e indivíduos em manifestas dificuldades económicas decorrentes da situação de desemprego e crise em que vivemos.
V.N.Famalicão, 20 de Dezembro de 2010
O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda

Esta situação revela-nos claramente que a Câmara Municipal, tendo todos os meios de avaliar e dar respostas de caríz social, não foi capaz de se antecipar nem acompanhar em tempo útil a real situação de carência porque passam muitas famílias do nosso concelho.
Por outro lado, fica mais uma vez patente um inaceitável desprezo e desrespeito da Câmara para com as recomendações aprovadas pela Assembleia Municipal, nomeadamente aquelas que são propostas pelos partidos da oposição. De todas as recomendações aprovadas, só são concretizadas aquelas em que manifestamente a Câmara prevê obter dividendos políticos ou em casos como este, de flagrante emergência social.
Se há dois anos atrás esta medida tivesse sido posta em prática, muitas famílias certamente não teriam hoje uma situação social tão difícil.
O Bloco de Esquerda congratula-se pela concretização desta sua proposta e continuará a desempenhar o seu papel de partido de oposição empenhado e participativo na fiscalização da ação da Câmara Municipal e também na apresentação de propostas que entende benéficas para o concelho de Vila Nova de Famalicão.
Lembre-se disso nas próximas eleições autárquicas.

Crónica publicada no jornal Opinião Pública de 21/11/2012
 

Sem comentários:

"O mal dos seres humanos, é que preferem ser arruinados pelos elogios, a ser salvo pelas críticas."