18 de junho de 2009

Parque da Devesa

Tive ontem a oportunidade de estar presente na apresentação e debate do ante-projecto arquitectónico do Parque da Devesa organizado pelo jornal O Povo Famalicense. Do projecto em si, pouco há a dizer. O grande problema reside naquilo que se desconhece e que irá ter efeitos sobre o parque que entretanto vai ser construído. Refiro-me à área autorizada para construção que foi negociada em contrapartida pela cedência dos terrenos. Usando as palavras de Tavares Bastos, a Câmara "deu um porco em troca de chouriço".
Considero muito útil o debate sobre o projecto, mas entendo que seria muito mais importante um debate sério sobre as critérios e as opções tomadas nas negociações. À primeira vista parece-me que não foram acautelados os superiores interesses públicos e que inviabilizam a construção de um amplo parque urbano que teria todas as condições para ser feito.

1 comentário:

dedo politico disse...

Por que razão sempre que vamos a uma cidade diferente daquele onde habitualmente residimos, ficamos sempre admirados com o que lá se faz, e dizemos: "Gostava de ter uma "coisa" assim na minha cidade"!

Por que razão, quando projectos como este começam a existir na nossa terra, há sempre uma tendencia para dizer mal e contestar?

Este é sem dúvida um projecto de interesse público, ou não será?

Fazer uma oposição valiosa, também é apoiar os projectos, quando eles são bons!

Muitas são as vezes onde o dinheiro dos contribuintes não se sabe onde vai parar! Pelo menos neste caso, uma coisa é certa: "Famalicão ficará "mais bonita"

"O mal dos seres humanos, é que preferem ser arruinados pelos elogios, a ser salvo pelas críticas."