12 de dezembro de 2007

Maré Alta de 12/12/2007

A cimeira


Durante o passado fim-de-semana o país esteve como que anestesiado pelo impacto mediático que a cimeira União Europeia - Africa causou. Falou-se de quantos milhões de euros se gastou, dos pormenores da tenda do ditador Khadafi, das falhas do protocolo, das contingências provocadas pela segurança, dos carros, dos manifestantes detidos, dos pormenores do maior banquete até hoje realizado em Portugal. Daquilo que verdadeiramente deveria ser dado a conhecer aos portugueses, as reais conclusões da cimeira, nada mais se soube que alguns discursos de vitória previamente preparado e que foram feitos alguns grandes negócios.

Na prática esses negócios apenas permitirão acentuar ainda mais as desigualdades entre os dois continentes, não é de esperar que, como foi dito, que a EU e Africa partilham a mesma agenda, não é credível que agora os europeus irão ter caridade para com os africanos. Apesar de ter sido dito que os direitos humanos não foram tabu, o que mais importou do encontro foi combinar alguns bons negócios entre empresas europeias e alguns dos tiranos africanos que continuarão a enriquecer enquanto os seus povos morrem.

Até nem nos importaríamos com os 10 (ou 20 como alguns dizem) milhões gastos nos festejos, se daí resultasse avanços claros e definitivos para resolver os graves problemas de que o continente africano sofre. Mas é evidente que tudo não passou de uma feira de vaidades e que tudo continuará na mesma, continuarão as fomes, as vergonhosas violações dos mais elementares direitos humanos, a exploração, os refugiados, as mortes em larga escala. Não podemos esquecer que os dirigentes dos países onde tudo isto mais acontece estão há décadas no poder e continuando, tudo permanecerá igual.

A simples realização da cimeira já foi uma vitória, é uma proeza conseguir reunir uns quantos criminosos do pior que há no mundo e ter a coragem de os cumprimentar e considerar como iguais. É de facto uma vitória, mas não para os portugueses ou mesmo para o resto dos povos europeus, é uma vitória apenas de José Sócrates e do seu staff. Aos portugueses foram sonegados mais de 10 milhões de euros para poder garantir o futuro a médio prazo a Sócrates. A História parece querer repetir-se, foi Guterres que deixou Portugal de tanga e saiu discretamente para um cargo nas Nações Unidas, depois foi Durão Barroso que tirou a tanga a Portugal, apertou a mão a mais três facínoras e tratou da sua vida saltando para o palco europeu.

A única duvida que ainda tenho é de qual será o tacho que Sócrates arranjará quando fizer o mesmo que os seus antecessores. Não tenho qualquer dúvida que isso irá acontecer. Agora que já só falta arrancar a pele aos portugueses e que o fracasso das suas politicas é mais que evidente, esta cimeira foi a melhor preparação para Sócrates garantir o seu futuro. Cumprimentar e conviver com tantos criminosos lá irá dar os seus frutos.

Crónica publicada no Jornal Opinião Pública em 12/12/2007

Sem comentários:

"O mal dos seres humanos, é que preferem ser arruinados pelos elogios, a ser salvo pelas críticas."