22 de janeiro de 2007

Arre que é demais!!!!

Desde que o referendo começou a estar na ordem do dia, tenho sido (e imagino que muitas outras pessoas também) autênticamente bombardeado com emails e sms de adeptos do não. Desde imagens chocantes de abortos, de histórias de pessoas famosas provenientes de famílias pobres e com doenças, de comparações de toda a espécie, com apelos veementes ao que a Igreja católica defende, etc., etc., etc..
Em nenhuma dessas mensagens há um apelo devidamente fundamentado a votar no não. Manifestamente o único intuito é fazer chantagem emocional, num agressivo e desmesurado apelo ao que há de pior no lado emocional, em detrimento da parte racional de cada um de nós. Como se a nossa decisão devesse apenas ser orientada pelas emoções.
Nada daquilo que me enviam é novidade para mim, a não ser a quantidade e a repetição, quer dos conteúdos, quer dos respectivos remetentes. Confesso que não é normal uma divulgação assim em massa.
Até acredito que este tipo de atitude possa fazer com que alguma mulher decida não abortar, e aí poderá ter sido útil. Só não entendo porque razão não o fizeram há mais tempo, ter-se iam, eventualmente, evitado alguns abortos. Gostaria muito de saber se depois do referendo, sejam qual for o resultado, o vão continuar a fazer.
Um sociedade só poderá evoluir com pessoas informadas, formadas e esclarecidas, a tentativa de chantagem emocional só demonstra o quanto a nossa sociedade ainda é retrógrada.

Sem comentários:

"O mal dos seres humanos, é que preferem ser arruinados pelos elogios, a ser salvo pelas críticas."