14 de fevereiro de 2013

A restauração famalicense no Facebook



Quem costuma utilizar a Internet e frequentar as redes sociais, certamente já tomou consciência que estas deixaram de ser um passatempo individual e transformaram-se já em poderosas ferramentas de marketing comercial, principalmente o Facebook.

No concelho de Vila Nova de Famalicão, facilmente se verifica que os estabelecimentos de restauração, principalmente cafés e restaurantes, rapidamente se adaptaram a estas novas tendências e utilizam já em grande escala o Facebook como meio privilegiado de divulgação dos seus negócios.

A crise que agora vivemos e a que a restauração não é alheia, agravada com o aumento do IVA para restauração par 23% e a diminuição das margens de lucro, obrigaram a recorrer a formas alternativas de publicidade e divulgação para que seja possível manter as portas abertas. O Facebook é de longe a melhor solução por não ter custos diretos associados e por poder ser executado e administrado por qualquer pessoa com o mínimo de conhecimentos informáticos e em qualquer horário.

Uma outra grande vantagem do Facebook em relação à publicidade tradicional e mesmo em relação aos sites normais é a interatividade. Isto permite promover os serviços de uma forma mais personalizada, tirar dúvidas em tempo real como se de uma conversa cara a cara se tratasse. É possível também ter uma ideia aproximada do número de pessoas que visualizam e ainda dados como a faixa etária ou a sua localização. Estes dados são muito importantes para a manutenção e expansão de qualquer negócio.

Outros setores de atividade económica e outras instituições utilizam regularmente o Facebook para divulgar as suas atividades, mas é evidente que a restauração é quem melhor tira partido desta poderosa ferramenta com o objetico claro de expandirem os seus negócios. Diariamente temos conhecimento das ementas e novidades de muitos restaurantes e cafés do nosso concelho e também recebemos mensagens de divulgação.

Nas atividades em que o cliente ou o objetivo é o comum cidadão e em que há necessidade de chegar um público-alvo o mais alargado possível, as redes sociais são uma escolha de excelência. Também por isso, o Bloco de Esquerda utiliza há vários anos a Internet e o Facebook para estar mais próximo dos famalicenses, como é exemplo a iniciativa de permitir a participação da população na elaboração do seu programa eleitoral autárquico (famalicao.bloco.org e facebook.com/famalicao.bloco/)

Num tempo em que tudo parece negro e sem futuro, é um sinal de esperança esta capacidade empreendedora de tantos empresários que se adaptam e conseguem inovar.

Sem comentários:

"O mal dos seres humanos, é que preferem ser arruinados pelos elogios, a ser salvo pelas críticas."