16 de janeiro de 2012

Carta aberta a António Cândido Oliveira

Escreveu o ilustre António Cândido Oliveira neste jornal na semana passada que há poucos artigos de opinião na imprensa local e pergunta “Que andam a fazer os 99 membros da Assembleia Municipal? E os 10 vereadores da câmara?”. Antes de mais, quem desconheça as competências e funções dos eleitos locais, poderá deduzir pelas suas palavras que exista alguma obrigação de os eleitos terem de escrever e publicar artigos de opinião na imprensa local, o que não é verdade. Não se pode aferir a desempenho dos eleitos locais por artigos de opinião que eventualmente possam publicar, recomendo uma leitura atenta das notícias das reuniões da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal e das referidas atas. Lembro ainda que a internet é hoje um poderoso meio de divulgar opinião já utilizado por alguns eleitos.

Também eu concordo que poderia e deveria haver mais artigos de opinião, eles podem ajudar a despertar consciências sobre os mais diversos temas da nossa vida coletiva e dessa forma melhorar a perceção das pessoas sobre a nossa realidade. No entanto, também não é totalmente verdade que os jornais locais tenham disponibilidade para publicar artigos de todos os eleitos. Eventualmente poderá ter acontecido de alguém ter escrito e enviado algum artigo para um jornal que não tenha sido publicado.
No mesmo artigo, é questionado se a oposição local existe ou se anda a dormir. Não sei se Cândido Oliveira apenas considera o PS como oposição local ou se desconhece a realidade e a atividade dos restantes partidos que não estão no poder. Da parte que diretamente me diz respeito, o Bloco de Esquerda tem sido uma oposição empenhada, atenta, responsável e próxima da população. Apenas nos últimos meses, destaco as posições públicas do BE sobre os problemas com a iluminação pública, a análise da reforma administrativa e a denúncia da precariedade de muitos funcionários municipais. Mas se quiser conhecer todas as atividades e posições do BE Famalicão recomendo uma visita a http://www.befamalicao.com/.

As prioridades e a agenda dos diversos partidos não têm forçosamente que ser as mesmas de António Cândido Oliveira e não é justo ignorar todo o trabalho que os partidos desenvolvem. Apesar disso, deixo aqui o meu reconhecimento por todo o empenho deste ilustre famalicense na discussão de tantos assuntos importantes para Famalicão que tem vindo a promover ao longos dos últimos anos.


José Luís Araújo
(Membro da Assembleia Municipal)
(Texto publicado no jornal O Povo Famalicense em 10 de Janeiro de 2012)

Sem comentários:

"O mal dos seres humanos, é que preferem ser arruinados pelos elogios, a ser salvo pelas críticas."