2 de julho de 2011

Um sacrifício inútil

Discutia por estes dias o anunciado imposto roubo do nosso subsídio de Natal e uma pessoa mais conformada dizia-me que custa muito mas tem que ser para bem do país.
O problema é que este é um sacrifício inútil porque não é bom para o país. Este remédio em vez de curar o mal, vai torná-lo ainda maior, isto da dívida soberana é um poço sem fundo. Já tivemos o exemplo do PEC I, do PEC II do III, todos eles nos foram vendidos como a solução do problema e acabaram por aumentar ainda mais o problema.
Custará assim tanto entender que a diminuição dos rendimentos das pessoas faz diminuir o consumo e isso destroi a economia, provoca o encerramento de empresas, aumenta o desemprego. Em resumo, um pequeno aumento pontual de receitas origina uma brutal diminuição de receitas em impostos e aumenta as despesas com subsídios de desemprego, mesmo com os cortes que lhes impõe.
Pior que isto é ainda o facto de tentarem incutir nas pessoas a ideia perversa de que até há vantagens em terem ordenados baixos.
Isto é um ciclo vicioso que destroi tudo por onde passa e leva à pobreza e miséria a maioria de um povo para que alguns banqueiros e capitalistas aumentem abruptamente as suas fortunas. Enquanto tivermos um povo que se deixa amordaçar e se submete a políticos lacaios desses grandes interesses financeiros, todos os sacrifícios que nos impuserem serão inúteis.

Sem comentários:

"O mal dos seres humanos, é que preferem ser arruinados pelos elogios, a ser salvo pelas críticas."