3 de janeiro de 2011

O nosso dinheiro, Orçamento Municipal 2011 - 1

Com a quadra festiva e o pouquíssimo destaque que a imprensa local deu ao assunto, quase ninguém se apercebeu que foi discutido e aprovado, nos passados dias 20 e 21 de Dezembro, o Orçamento Municipal de Vila Nova de Famalicão para o ano que agora começa.
O Bloco de Esquerda votou contra o documento e pessoalmente entendo que é o pior orçamento dos últimos anos. São muitas as razões que me levaram a votar contra e que merecem uma especial atenção por parte de todos os(as) famalicenses de todos os partidos. Para além das diferentes visões sobre as opções de desenvolvimento e de aplicação dos dinheiros públicos num tempo de especial crise como o que agora vivemos, este documento revela situações deveras preocupantes: em rubricas de despesas como Outros, Outros bens, Outros Serviços e Outros Serviços Especializados soma-se, no total, um valor que ronda os 8 Milhões de euros, sendo que, numa única rubrica, está inscrito um valor superior a 4 milhões e 200 mil euros. Como não nos é possível saber com rigor o destino destas verbas, questionamos directamente e por mais que uma vez o senhor presidente da Câmara Municipal, mas ficamos sem resposta.
As despesas com o Parque da Devesa, inicialmente orçadas em cerca de 12 Milhões de euros, surgem no plano Pluri-anual (até 2013) com um valor superior a 19 milhões. Nenhuma justificação nos foi dada para esta derrapagem.

Se juntarmos a isto, o facto de haver, em relação a 2010, um aumento de 25% nas despesas em publicidade, 73,3% em software, 21% em estudos, pareceres, projectos e consultadoria; é razão para todos ficarmos muito preocupados.

Sem comentários:

"O mal dos seres humanos, é que preferem ser arruinados pelos elogios, a ser salvo pelas críticas."