13 de janeiro de 2010

Maré Alta de 13/01/2010

Mais seis meses de subsídio de desemprego.

Depois de algumas semanas sem escrever, eis-me aqui de novo aproveitando estas linhas que o Opinião Pública gentilmente nos disponibiliza.
Iniciamos já mais um ano e com ele muita esperança de que tudo mude para melhor, mas também alguma expectativa de como evoluirá a situação económica e social do país. Com efeito, o actual número de desempregados representa já uma imensa catástrofe social, da qual ninguém pode ficar indiferente. São já cerca de 600 mil desempregados, sem contar com mais de 100 mil que já nem são registados nas estatísticas. Quando a crise económica começa a dar sinais de melhorar, a crise social tende a piorar ainda mais.
Há cerca de um ano atrás, o Bloco de Esquerda apresentou uma proposta com medidas de excepcionais de combate há crise e ao desemprego para as regiões do Vale do Ave e Cávado. O PS chumbou essas propostas alegando que não “fazia sentido” avançar com medidas extemporâneas sobre cenários de aumento do desemprego. Infelizmente, esse é o cenário que agora vivemos e que Sócrates não foi capaz de prever.
Agora, mais duque nunca, tomar medidas excepcionais é uma urgência social e a alteração das regras da atribuição do subsídio de desemprego deverá ser a primeira medida a implementar para fazer face ao drama social que se abate sobre milhares de desempregado que estão em risco de ficarem se qualquer fonte de rendimento. Por isso, o Bloco de Esquerda pretende o aumento do tempo de subsídio de desemprego em mais seis meses.
Esta medida irá representar um esforço financeiro de cerca 300 milhões de euros e constitui um acto da mais elementar justiça para com aqueles e aquelas que ficaram sem emprego e que estão prestes a ficar também sem subsídio.
Um pouco de rigor orçamentar facilmente comportará esta despesa adicional e que apenas depende da boa vontade dos governantes. Afinal o Estado já aplicou tantos milhões de euros dos nossos impostos para salvar o BPN, em derrapagens nas despesas de tantas obras públicas, em estudos e pareceres, que é agora a vez dos simples cidadãos mais carenciados sentiram a mão do Estado nas alturas de maior dificuldade.
Com o objectivo de sentir a verdadeira situação dos portugueses, o Bloco de Esquerda está de novo na rua, recolhendo assinaturas para uma petição que possibilite a apresentação destas propostas na Assembleia da Republica. Em todos os concelhos, estaremos presentes com esta iniciativa, unindo forças para que estas medidas se concretizem.
O tempo das promessas já passou, agora é tempo de acção, de concretizar essas mesmas promessas. Brevemente estaremos em contacto directo com os e as famalicenses para que sejamos cada vez mais a lutar por mais e melhores apoios sociais.
Convido todos a assinarem esta petição em www.befamalicao.com.

Crónica publicada no Jornal Opinião Pública de 13/01/2010

Sem comentários:

"O mal dos seres humanos, é que preferem ser arruinados pelos elogios, a ser salvo pelas críticas."