25 de novembro de 2009

Oferta dos manuais escolares.

Todos os anos. por esta altura, vem à discussão o tema da oferta dos manuais escolares aos alunos do 1º ciclo por parte da Câmara Municipal.
É sabido que as opiniões dividem-se e sobre isso penso (exclusivamente em nome pessoal) que ao decidir-se oferecer livros, estes devem ser oferecidos a todos e não apenas a alguns. A discussão deverá ser apenas sobre a opção ou não de os oferecer.
O que me leva a pensar assim é, acima de tudo, a discriminação que poderia acontecer entre as próprias crianças. A distinção entre ricos e pobres, não deveria ser incutida em crianças tão novas, já basta nos adultos. Todas as crianças devem ter um ambiente de igualdade de oportunidades.
Tivemos recentemente o exemplo da distribuição do Magalhães, em que umas crianças o receberam muito depois de outras e uns pagaram e outros não, foi evidente a distinção que as próprias crianças naturalmente fizeram entre os que eram ricos e os demais.
Mesmo sendo a questão económica tão importante, não devemos incutir nos mais novos a ideia de que todas as decisões se baseiam em critérios materiais.

Sem comentários:

"O mal dos seres humanos, é que preferem ser arruinados pelos elogios, a ser salvo pelas críticas."