16 de julho de 2008

Maré Alta de 25/07/2008

BE a norte

A visita do deputado e coordenador nacional do Bloco de Esquerda ao Norte no passado sábado, representa o crescimento e consolidação do BE nesta região e concretamente em V. N. de Famalicão.
Francisco Louçã reuniu em Viana do Castelo e no Porto com dirigentes locais do BE antes de chegar a V. N. de Famalicão e visitar a Associação de Moradores das Lameiras. Como o próprio referiu, o reconhecido sucesso desta associação de moradores é um exemplo a nível nacional, quer na capacidade de integração social através das actividades desportivas, recreativas e culturais que organiza, quer na sua capacidade empreendedora cujo expoente máximo é o centro social e o apoio que prestam a uma população que vai desde a infância até aos idosos. A certificação dos serviços prestados, a sua capacidade de abraçar novos desafios e os projectos para o futuro são razões suficientes para que todos os famalicenses sintam orgulho na existência de uma instituição deste nível. Por aquilo que podemos verificar dos dirigentes da AML, os apoios concedidos pela Câmara Municipal ficam muito aquém daquilo que seria esperado face à qualidade e quantidade de valências da instituição.
Os passos seguintes de Louçã no nosso concelho não tiveram menor importância, uma vez que, na sede concelhia, reuniu com elementos da Coordenadora Concelhia com vista à preparação do período eleitoral que se aproxima, nomeadamente as Eleições Autárquicas.
A etapa seguinte de Louçã foi ainda em V. N. de Famalicão, no encerramento do encontro de jovens do BE de todo o distrito e que se realizou em Oliveira Stª. Maria. Este evento demonstrou a capacidade dos jovens militantes do BE famalicense, para organizarem este tipo de iniciativas. Esta demonstração de empenho dos jovens, traduz um justificado optimismo no futuro, uma vez que é dos jovens que dependerá o futuro do BE e do concelho.
Mas o ponto alto da visita de Francisco Louçã ao norte foi o comício realizado pelo BE distrital de Braga e que teve como principal motivação a grave crise social que o Vale do Ave atravessa, provocado quer pelo aumento do desemprego, quer pelo galopante aumento dos preços de todos os bens essenciais para as populações.
Neste comício, a principal mensagem deixada por Louçã foi a necessidade de respeito pelas pessoas. Quando a grande maioria dos portugueses vivem em dificuldades e o Governo não é capaz de travar o enriquecimento ilícito de alguns, exige-se antes de mais, respeito.
Ainda de salientar o facto de uma das principais iniciativas anuais do BE, ser este ano realizada no Porto. O Socialismo 2008 acontecerá a 29, 30 e 31 de Agosto, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto. Este evento contará com workshops, actividades de lazer para todos os que queiram passar um fim-de-semana de debate, convívio e festa.
As iniciativas que o BE tem realizado e previstas para todo o norte do país, demonstram, por um lado, a forte aposta da direcção nacional nesta região e por outro, a dinâmica criada pelos dirigentes locais e que perspectivam bons resultados para o futuro.

Crónica publicada no jornal Opinião Pública em 16/07/2008

Sem comentários:

"O mal dos seres humanos, é que preferem ser arruinados pelos elogios, a ser salvo pelas críticas."