30 de junho de 2008

Distinguir a propaganda.

No portal da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão, encontramos um artigo a vangloriar o desempenho contabilístico a propósito de "O Município de Vila Nova de Famalicão está em décimo lugar no “ranking” das 50 autarquias do País com a gestão financeira, económica e patrimonial mais equilibrada, segundo um estudo divulgado pela Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (CTOC)." Isto salientado com o título " Gestão do município entre as dez melhores do País".
Certamente a Coligação PSD/PP estará a pensar que todos os famalicenses (pelo menos os que visitam o portal) ficarão muito contentes e orgulhosos com tamanha distinção. Também considero que se deva divulgar as boas notícias do concelho, mas entendo que devemos distinguir aquilo que é uma boa notícia de pura propaganda. Ou seja, recomendo que o artigo seja lido na totalidade e devidamente compreendido, em vez se serem tiradas conclusões precipitadas lendo apenas o título.
Uma boa equipa de técnicos de contas (contabilistas) consegue, sem grande dificuldade, fazer uma eficiente apresentação das contas do município, de forma a fazer boa figura no referido ranking. Mesmo assim, pode ler-se no final do texto que: "a interpretação" deste indicador continua a ser "muito subjectiva" e carece "de uma análise simultânea de outros indicadores, nomeadamente com o saldo efectivo".
Mais, este indicador nada diz (e não tem que o dizer) sobre as opções políticas da gestão dos dinheiros do município. De nada vale ter uma contabilidade muito bem feita se o concelho se desenvolve a duas velocidades, com uma vergonhosa discriminação de algumas freguesias enquanto outras são escandalosamente beneficiadas, por exemplo.
Refira-se ainda que este anuário se refere ao ano de 2006, seria interessante fazer uma comparação com os anuários dos anos anteriores e comparar as conclusões.

Também não consigo entender como é que o sr. Domingos Azevedo repetidamente critica a forma e conteúdo dos orçamentos e relatórios de contas da Câmara na Assembleia Municipal e agora o organismo a que preside venha dizer o contrário.

Sem comentários:

"O mal dos seres humanos, é que preferem ser arruinados pelos elogios, a ser salvo pelas críticas."