27 de outubro de 2006

Maré Alta de 27/10/2006

Inaceitável

Ao contrário daquilo que a Câmara Municipal tem apregoado, o ano lectivo não começou tão bem como foi dito. A provar isso estão os problemas com as actividades extracurriculares na Escola sede nº 2 em V. N. de Famalicão e mais recentemente conhecida a situação na escola primária de Sezures.
Se em V. N. de Famalicão a situação já é complicada, em Sezures é insustentável, ao ponto de os pais terem de chamar a comunicação social para denunciar aquilo que se passa. Alunos a ter que ficar o dia todo com a roupa suada quando fazem educação física, são apenas uma consequência das actividades extracurriculares serem antes do início das aulas. Curiosamente, é nas escolas das freguesias mais pequenas que estas actividades são efectuadas antes das aulas normais, Certamente que isso não acontece por acaso, uma vez que a reacção do Vereador da Educação na comunicação social leva a concluir isso mesmo.
Chamar “desculpas esfarrapadas” às legítimas preocupações dos pais dos alunos e da Junta de Freguesia é algo inaceitável. É igualmente inaceitável que o mesmo vereador venha dizer que o melhor para os alunos não é o que os pais pensam, nem a Junta de Freguesia, nem mesmo os professores. Quem é que sabe então o que é melhor para os alunos? É a Câmara Municipal ou o senhor vereador? Os professores não saberão o que é melhor para os seus alunos?
Ao dizer que uma mãe de um aluno quer que a escola passe para Arnoso St.ª Maria, é uma tentativa de Leonel Rocha para tentar dividir os pais dos alunos e assim tentar acabar com a contestação. Ninguém tem dúvidas que isto acontece com o intuito claro de fazer com que haja motivos para fechar a escola de Sezures e as escolas das freguesias mais pequenas.
Bastava alterar o horário das actividades extra curriculares para que acalme a contestação dos pais dos alunos, mas em vez disso, o Vereador da Educação manifesta uma posição arrogante, prepotente e completamente diferente daquela que teve em altura de campanha eleitoral.
Da mesma maneira que Armindo Costa se insurge contra o governo por o concelho de V. N. de Famalicão poder estar a ser discriminado pelo Governo nas verbas do PIDDAC, por "obedecer a critérios politico-partidários, o que é de lamentar" também os pais dos alunos da escola de Sezures e a Junta de Freguesia podem dizer o mesmo em relação à Câmara Municipal em relação às opções na educação e em todas os restantes critérios de desenvolvimento, favorecendo-se sempre as freguesias maiores e acentuando as desigualdades. Mais uma vez as freguesias do Vale do Este estão a ser preteridas em relação a outras zonas do concelho. Mesmo no Vale do Este (como é normal chamar às freguesias da parte norte de V. N. de Famalicão) são notórias as preferências da Câmara por Arnoso Stª. Maria, não acredito que seja apenas por acaso.
Publicada no Jornal Opinião Pública

Sem comentários:

"O mal dos seres humanos, é que preferem ser arruinados pelos elogios, a ser salvo pelas críticas."