29 de outubro de 2008

Maré Alta de 29/10/2008

O PIDDAC para V. N. de Famalicão

Mais uma vez, o concelho de V. N. de Famalicão vê as verbas atribuídas pelo Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) serem reduzidas a valores residuais. Mais grave ainda é o facto das verbas atribuídas para 2009 serem apenas para pagar obras que já estão feitas, não havendo verbas para qualquer obra nova.
Perante esta falta de respeito do Governo para com os famalicenses, vieram logo alguns militantes do PS local dizer que o PIDDAC não é importante, que há outras formas de financiamento, o QREN, etc. etc. Se assim é, porque razão é que há obras prometidas para o nosso concelho há vários anos que ainda não arrancaram? Quem se resigna perante este desprezo do Governo pelo nosso concelho, não é certamente um(a) verdadeiro(a) famalicense. Ou então, a sua carreira política tem mais valor que o desenvolvimento de V. N. de Famalicão.
Outro factor de revolta com o PIDDAC para 2009 é a disparidade das verbas a atribuir entre os diversos concelhos do distrito de Braga. Por exemplo, o concelho de Braga recebe mais de 40 milhões de euros, enquanto Famalicão recebe apenas 680 mil euros. Enquanto por habitante, Braga recebe mais de 200 euros, V. N. de Famalicão recebe apenas 5 euros.
Sendo Braga uma Câmara socialista, é natural que haja obras novas para serem utilizadas pela máquina de propaganda em ano de eleições autárquicas. Como V. N. de Famalicão é governada por uma coligação de direita, não ia um governo PS lançar obras novas para que o adversário as viesse a utilizar como sendo suas na sua máquina de propaganda no mesmo ano eleitoral. E com esta evidente guerra politico-partidária, o nosso concelho continua a viver de eternas promessas repetidas vezes sem conta em campanhas eleitorais, mas que passam de isso mesmo.
Os famalicenses exigem uma justificação, os famalicenses não merecem que um governo os despreze desta forma, nem que os famalicenses eleitos cruzem os braços e não se manifestem contra esta injustiça. A própria Câmara Municipal tem que ter um papel muito mais interventivo neste âmbito, exigindo o justo financiamento para as obras a que os famalicenses têm direito. A Câmara foi eleita para defender os interesses dos famalicenses, é isso que se espera dela.
Defendo que sejam detalhadamente apresentados a todos famalicenses os projectos que a Câmara Municipal apresentou (se os apresentou) e quais tiveram financiamento, os montantes e o meio desse financiamento. Dessa forma será possível unir esforços de uma forma mais concertada com vista a exigir que o nosso concelho seja tratado pelo Governo em igualdade de circunstâncias com todos os outros. Gostava de ver o PS local e os seus eleitos tomarem uma posição determinada na defesa dos interesses de V. N. de Famalicão.
A diferença de tratamento entre câmaras PS e não-PS manifestada no PIDDAC para 2009, é em tudo idêntica à que a forma como a Câmara PSD/PP trata as freguesias de V. N. de Famalicão que são governadas pela coligação PSD/PP e as que não são.

Crónica publicada no Jornal Opinião Pública em 29/10/2008

Sem comentários:

"O mal dos seres humanos, é que preferem ser arruinados pelos elogios, a ser salvo pelas críticas."